quarta-feira, 27 de outubro de 2010

3 meses

Hoje completo exatos 92 dias de cirurgia. Posso tranquilamente dizer que a recuperação tem sido mais rápida do que a prevista. Já estou sem inchaço algum, já consigo comer quase de tudo, a abertura da boca já está bastante avançada e a parestesia voltou quase 100% ao normal.
Inchaço: já estou "normal", como devo ficar para o resto da vida. :-)
Comida: consigo comer praticamente de tudo, exceção feita a alimentos muito duros que fica difícil quebrar. Segundo Dr. Sassi, absolutamente normal. Carnes, que achei que levaria bem mais tempo, já consigo comer de forma quase normal. O sinal mais claro de que a alimentação "voltou ao anormal" é que já estou alguns quilogramas mais gordo. :-)
Boca: tentando fazer alguns exercícios ainda para abertura da boca, apesar da pausa que tive que fazer nas sessões de fono em função do trabalho. Devo retomar a fono essa semana e em breve a abertura estará normal. Ontem foi possível comer um sanduíche do Subway sem o uso de talheres. Um avanço e tanto que mostra que a abertura já está deveras melhor.
Parestesia: uma das coisas que me deixou mais surpreso. Estou com a sensibilidade normalizada em praticamente todos os locais. Das últimas regiões que faltavam, queixo e lábio inferior, só resta o lábio. No queixo já estou com praticamente 90% da sensibilidade retomada. A sensibilidade voltou na seguinte sequencia: abaixo do olho, região do bigode, lábio superior, queixo (quase 100%) e lábio inferior (já estou com a sensação de formigamento bem grande, que é o início da volta propriamente dita).

Até o final de semana devo colocar algumas fotos mais para que a "lata" fique atualizada. Daqui um mês também devo tirar mais uma radiografia panorâmica e fazer novas fotos (documentação). Também colocarei aqui.

O que posso dizer depois disso? Que recomendo a todo mundo que precisa desse tipo de cirurgia, que confie nos seus profissionais, tome a decisão e vá em frente. Mais uma vez só tenho a agradecer à Dra. Imara e ao Dr. Sassi pelo que tenho obtido de resultados até agora.

Aproveito para deixar aqui registrada a atualização do site da clínica que faço meu tratamento ortodôntico com a Dra. Imara. O novo site pode ser acessado aqui. A Dra. Imara também possui seus dados para contato aqui.